quarta-feira, 5 de julho de 2017

COMO APAGAR DEFINITIVAMENTE ARQUIVOS DE SEU COMPUTADOR UM A UM


Quem já leu o post "Melhor programa para apagar seus arquivos definitivamente do computador" viu que eu expliquei bem detalhadamente como sobrescrever o espaço em branco do HD, oque isso significa exatamente e como o programa Eraser (que também usaremos para o propósito deste post) faz esse processo, portanto para saber mais detalhes é só clicar neste link.

No link citado acima, também tem como configurar o Eraser para o modo Gutmann (35 passes) que é a única forma de garantir que os arquivos apagados fiquem impossíveis de se recuperar.
Agora vou ensinar que você pode apagar um arquivo específico em seu computador 
já de forma definitiva, não necessitando deleta-lo da forma convencional e depois varrer 
todo o espaço em branco do HD para que não seja mais possível recuperar este arquivo 
específico.

Essa opção é muito útil para quando você quer apagar uma foto ou arquivo de texto com senha ou outro dado qualquer e tem acesso normal à ele no computador, HD, pen drive, etc.

Vamos recapitular rapidamente como o programa Eraser age para apagar definitivamente um arquivo específico do computador e também o espaço em branco do HD:

  1. Sobrescreve (grava por cima) do espaço em branco deixado pelo arquivo deletado ou do arquivo específico (que aprenderemos agora como fazer)
  2. Tem várias opções para o processo, mas para que de fato os arquivos fiquem impossíveis de serem recuperados, deve-se usar a opção Gutmann (35 passes), que sobrescreve por 35 vezes com tipos variados de dados.

Para iniciarmos o processo de apagar definitivamente arquivos de seu computador um a um, após você ter baixado e instalado o programa Eraser, você irá até o local ou pasta em que esta o arquivo à ser deletado de forma definitiva.

No exemplo iremos usar o Eraser para apagar o arquivo "teste.txt":


De um clique com o botão direito do mouse no arquivo e na lista que se abre, coloque o cursor do mouse em cima de Eraser e no menu que aparecerá, clique em Erase.



Feito isso, o programa Eraser irá se abrir e automaticamente vai apagar o arquivo e sobrescrever o espaço em branco criado por ele. Como você já vai ter configurado o programa para sobrescrever com a opção Gutmann (35 passes), acessando este link conforme eu recomendei no início deste post, este arquivo não poderá mais ser recuperado.

Lembrando que o tempo de demora para o Eraser terminar o processo, dependerá do tamanho do arquivo e da configuração do computador, por exemplo, quanto mais memória, mais rápido o processo terminará.

Qualquer dúvida ou sugestão é só dizer nos comentários abaixo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário